quarta-feira, 12 de janeiro de 2005

Histórias de encantar – Hansel & Gretel

Eis mais uma história ternurenta.

Resumo:
Mais conhecida como a história da casa feita de doces na floresta, a história de Hansel & Gretel, relata a forma como uma bruxa prende os 2 irmãos e procede à engorda de Hansel para o comer assado. No momento chave, Gretel consegue empurrar a bruxa para dentro do forno, matando-a, e liberta Hansel. Não sabemos se comeram a bruxa, nem se esta ficou bem ou mal passada.

Fascina-me nesta história que se chame a atenção às crianças para o canibalismo, e para o requinte da engorda de Hansel. No fim, o bem vence sobre o mal, com o assassinato da bruxa, creio eu que em legítima defesa.

Outras teses defendem que apenas Hansel - e não Gretel - poderia invocar legítima defesa, visto que Gretel não estaria sob ameaça ou perigo iminente, devendo ser condenada pelo Magistério Público. Não partilho desta opinião. Gretel vê um forno acesso. Vai ver o seu irmão ser assado. Não estaria ela também prestes a ser enfiada no forno? Não estaria já suficiente gorda para tal? Haverá habeas corpus? E se sim, também podem ser assados?
Enfim, a questão perdura...

Sem comentários: