quinta-feira, 23 de dezembro de 2004

Histórias de encantar - Ali Babá e os 40 ladrões

Esta belíssima história das 1001 noites relata o modo de vida de antigamente dos árabes: ladrões, ladrões que roubam ladrões, irmãos de ladrões esquartejados, ladrões fritos em azeite. Enfim, poucas saídas profissionais…

Resumo:

Ali Babá, à socapa enquanto apanhava lenha, viu os ladrões a entrarem na caverna, com as palavras “Abre-te Sésamo”.

Experimentou ele próprio e começou a roubar os ladrões. Pediu umas bilhas ao irmão para melhor transportar as moedas. A mulher do irmão, astuta, besuntou o fundo de uma bilha com azeite, e quando Ali Babá a devolveu, ia lá colada uma moeda de ouro.

O irmão, à ganância, seguiu Ali Babá e descobriu o segredo. Assim que Ali Babá saiu, entrou ele. Nadou nas moedas ao melhor estilo “Tio Patinhas”, mas quando quis sair, não se lembrava das palavras mágicas. Experimentou “Abre-te cevada”, “Abre-te centeio”, “Abre-te trigo”, mas nada.

Chegam os ladrões, e descobrem o irmão de Ali Babá dentro da caverna. Como castigo, esquartejam-no ali mesmo à espadeirada, e deitam o corpo fora. Ali Babá, no regresso para roubar mais moedas, descobre o irmão, e lastimando a sua morte, decide que este merece pelo menos ser enterrado inteiro. Assim, paga 2 moedas de ouro ao sapateiro da povoação para coser o corpo do irmão.

Os ladrões, na procura de quem andasse a mostrar sinais anormais de riqueza, descobrem que Ali Babá pagou ao sapateiro o estranho serviço de coser o corpo do irmão, com 2 moedas.

Saltando alguns pormenores, a criada de Ali Babá deixa-os entrar na casa do dito Ali, mas pede-lhes para que se escondam dentro das bilhas. Apanhando-os desprevenidos, deita-lhes azeite a ferver na cabeça, matando os ladrões.

Ali Babá vive com a criada feliz para sempre.

Lições de moral na história:
- Ladrão que rouba a ladrão ou tem cuidado ou perde o irmão (ou pelo menos bocados dele…)
- A assassina do azeite, ou seja, a criada, vive feliz para sempre.

Histórias a publicar depois do Natal: A gata borralheira e Hansel & Gretel.

2 comentários:

Anónimo disse...

oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

Anónimo disse...

gostei