sexta-feira, 8 de julho de 2005

Coisas que me fazem sentir velho

Tenho cá em casa a caixa com os DVDs da primeira série do 'Verão Azul', a mítica série espanhola dos anos 80 que a RTP repetia ano após ano e que todos os miúdos daquela altura devoravam de cada vez como se fosse a primeira.

Estava curioso de ver que tal se aguentava a série 20 e tal anos depois - e foi uma surpresa ver que até nem envelheceu mal. Tirando algumas coisas que denunciam de imediato a época em que se passa (por amor de deus, ninguém usa fatos-de-banho daqueles!...), muito do que ali se passa podia ter sido filmado hoje.

No entanto, houve algo que me fez sentir deprimido - e velho... O grupo de miúdos da série tinha duas raparigas, a Bea, mais gira e mais disputada pelos rapazes do grupo, e a Desi, de óculos e aparelho nos dentes, o 'patinho feio' típico das séries juvenis, mais esperta mas ignorada pelos rapazes. Qual não foi o meu espanto ao rever a série quando me apercebi que agora acho a Bea feia como uma égua e cheguei à conclusão que afinal a única mulher interessante na série era a Julia, a quarentona que acompanhava os putos nas suas aventuras!...

É assustador - há vinte anos atrás, a Julia era... caramba... era uma ADULTA!... Entre ela e o Chanquete, o velho que morava numa traineira no meio de uma horta, não havia grande diferença - pronto, a Julia não tinha barbas, mas eram os dois adultos! E principalmente VELHOS!

É deprimente, isto. Já decidi que não vou voltar a rever mais nenhuma série da minha infância - é que por este andar ainda daria por mim a achar sexys a Dona Benta do Sítio do Picapau Amarelo, a tia do Tom Sawyer e os velhos dos Marretas...

Sem comentários: