sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Só eu tenho p'ra cima de uma dúzia!

Nos telejornais são frequentes as notícias de que há 300 mil portugueses que sofrem disto, 600 mil que sofrem daquilo, 2 milhões que sofrem do outro.

Resolvi apurar na internet as doenças de que sofrem os meus compatriotas, porque segundo as estatísticas parece que nos cabe à sorte uma boa meia-dúzia de doenças a cada um, senão mesmo uma dúzia.

Em 10 minutos apurei que em Portugal há:

  • 2 milhões de hipertensos
  • 2 milhões com dor crónica
  • 600 mil com asma
  • 500 mil com doença pulmonar obstrutiva crónica
  • 2,8 milhões em risco de degenerescência macular com a idade
  • 70 mil com Alzheimer
  • 32 mil com sida
  • 500 mil com diabete
  • 5000 têm esclerose múltipla
  • 4000 têm tuberculose
  • 4 milhões sobrem de dores
  • 100 mil por ano apanham pneumonia
  • 100 mil esquizofrénicos
  • 100 mil à espera de consulta de oftalmologia
  • 10 mil com obesidade mórbida avançada
  • 13 mil com insuficiência renal
  • 15 mil com cirrose
  • 250 mil doentes alcoólicos
  • 20 mil com descontrolo intestinal e urinário
  • 25 mil com Parkinson
  • 130 mil com cancro da próstata
  • 25 mil com cancro do cólon e do recto (a cada cinco anos)
  • 500 mil sofrem de infertilidade (em idade de procriação)
  • 5000 com doenças neuromusculares

Sejamos sinceros connosco próprios: qual a probabilidade de sermos saudáveis neste país? Eu acho que vou emigrar para as Maldivas, Polinésia Francesa, ou Austrália. Algum sítio mais paradisíaco e mais saudável.

Isto, se sobreviver até tratar dos papéis, porque não deve faltar muito para descobrir que estou no grupinho dos que têm Alzheimer, asma, Parkinson e diabetes e que terei uns 10 dias de vida pela frente.

Sem comentários: