quinta-feira, 5 de outubro de 2006

Sumo concentrado

Já leram a expressão "feito à base de concentrado de sumo", que aparece nas embalagens de sumo (de laranja, por exemplo), mesmo que seja sumo 100% de fruta?

Anos a fio aquilo baralhou-me as ideias. Eu a querer comprar suminho do mais puro, do 100% de fruta, que eu imaginava espremida para dentro da embalagem, e aquela frase sempre presente: à base de sumo concentrado. Raios. Se é concentrado, deve levar água. Mas se leva água, não é 100% sumo. Então como é que ficamos?!?

Finalmente descobri o que significa. Tenebroso.

Exemplo das laranjas. Produzidas em larga escala no Brasil e na Florida. Espremidinhas em sumo para consumo mundial, e principalmente na Europa. Mas acontece que é caro atravessar o Atlântico com toneladas e toneladas de sumo. Então, para poupar, ao dito suminho de laranja é-lhe retirada quase toda a água, ficando apenas uma pasta concentrada. À chegada à Europa, junta-se outra vez água. Uma tonelada de pasta brasileira dá para 25 toneladas de sumo de laranja.

Portanto, aquilo não é sumo 100% de laranja. É pasta desidratada de sumo de laranja, diluída em água. É pasta, não é sumo. Pasta 100% de laranja. Pastoseira de laranja. Melaço de pastosice de laranja. Melaço desidratado de pastosice malcheirosa de laranja. A que juntam água do poço. Ou da torneira. Ou do Tejo. E vendem em promoções por €0,78/litro nos supermercados. Já me tinha ocorrido que 1 litro de sumo de laranja precisa de 1,5 quilos de laranja, e as laranjas custam mais de €0,78/quilo. E pensava, camandro, onde é que as fábricas vão às laranjas? E agora já sei - vão ao Brasil.

Percebo agora porque é que o sumo espremido da laranja sabe 300 vezes melhor.

Para quando as mulatas brasileiras desidratas em comprimido? Um gajo juntava-lhe 50 litros de água na banheira e 1 hora depois tinha uma mulata elegante. 80 litros e tinha uma mulata gostosona de bunda avantajada e enormes seios. 180 litros e tinha um problema difícil de tirar de casa... ou mesmo da banheira...

2 comentários:

Anónimo disse...

Genial

Anónimo disse...

Ri-me bastante com a maneira como escreveu isto! Hehe! Está fixe.
Mas gostei de saber. Isso era o que eu pensava que era sumo concentrado. Só não sabia quais as razões porque o faziam.
Continuo sem saber qual o processo pelo qual retiram a água ao sumo. Espero que não seja por aquecimento o que destruiria bastante o valor nutritivo do sumo.
Devo só acrescentar uma pequena coisinha. O sabor do sumo de laranja de pacote é diferente do acabado de espremer certo?
Experimente espremer sumo de laranja e deixe-o ficar de um dia para o outro, não o beba logo.
Vai ficar a perceber de onde vem o sabor esquisito. É coisa que o tempo faz (não me parece que possam contornar esse aspecto do sumo de laranja), não tem a ver com o ser ou não feito a partir de concentrado.