quinta-feira, 28 de dezembro de 2006

Trata diesel

Estranho? Nem por isso. Estava escrito num carro que vi esta manhã e dou algumas expressões sinónimas:

  • Procuro novo dono
  • Todos extras
  • Como novo

Esta mania dos Portugueses de não dizerem simplesmente "Vendo este carro" nas folhas A4 que colam nos seus carros tem uma razão de fundo - ao que parece, e temo ao entrar no campo jurídico, pagava-se imposto quando se queria anunciar a venda de algum objecto. Quem nunca comprou uma senha por "100 bolas" para um sorteio qualquer do clube de futebol local?

Acho que a minha próxima declaração de IRS dirá apenas 10.000 Fátimas. Quero ver o Fisco a pedir-me mais dinheiro...

Isto pode alargar-se a outros ramos. Os restaurantes podiam ter os preços em "Muito obrigados". Arroz de polvo: 7 Muito obrigados; bife à cortador: 9 Muito obrigados; e assim deixávamos de pagar IVA na restauração. Claro que pagaríamos sempre os 7 ou 0s 9 euros, a título de, digamos, gorjeta, ou simpatia pura.

Os carros passavam a estar cotados em rotações. Um Audi A3 por exemplo podia custar 5500 rotações. Barato? Sem IVA nem imposto automóvel...

E se pensarmos que os preços do tabaco ou da gasolina são mais de 80% impostos... Aaaah, que grande Natal que isso seria! Vou comer as 12 passas de ano novo dedicadas a esta ideia.

2 comentários:

botinhas disse...

É uma ideia pouco original, os gato fedorento já pagavam coisas com miminhos...
Vá, tu consegues melhor!

Bom 2007! ;)

Blitzkrieg disse...

Uhmmm, é verdade. Aquilo era um bocado apaneleirado, beijinho para aqui e para ali, e dá cá um abracinho e uma festinha na tola, mas a ideia já lá estava. Que 2007 traga mais imaginação! Um bom ano para ti, Botinhas.