quinta-feira, 14 de setembro de 2006

Diário de uma meteorologista

Ontem surgiu uma senhora do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica a ser entrevistada no Noticiário da SIC, a propósito da chuva que caiu durante o dia. Fez-me impressão a forma como a senhora falava - eu sei que é normal uma pessoa apanhar certos tiques de linguagem consoante os empregos que tem, mas caramba, será que nenhum meteorologista consegue falar seja do que for em termos normais e que toda a gente perceba?
Pus-me a imaginar como seria o diário de férias daquela senhora - quase que aposto que não deve andar longe disto:

«Sexta-feira, 18 de Agosto
Querido Diário:
Chegámos finalmente à nossa praia na zona litoral centro! O início da tarde foi passado a instalar-nos na casa, mas ainda demos um salto à praia - não pudemos tomar banho porque estava mar encrespado ou de pequena vaga, com um ligeiro ventinho soprando fraco do quadrante norte. No entanto, prevêem-se melhorias significativas nas próximas 24 horas.
À noite saímos, mas notou-se um acentuado arrefecimento nocturno e acabámos por voltar a casa rapidamente.

Sábado, 19 de Agosto
Querido Diário:
Raios, que irritação! Hoje deu-se uma descida acentuada de temperatura, acompanhada por neblinas matinais e alguns chuviscos!! É impressionante, uma pessoa vem de férias para descansar e apanha com a passagem de uma frente fria que faz a costa da zona litoral centro parecer-se mais com uma aldeia perdida algures no sistema montanhoso Montejunto-Estrela!!

Domingo, 20 de Agosto
Querido Diário:
Regressámos a casa à velocidade da passagem do anticiclone dos Açores. Chega de praia por este ano! Para apanhar elevados índices de precipitação em cima, prefiro estar em casa! Pelo menos o aquecimento garante que temos estabilidade nas temperaturas máxima e mínima ao longo do dia!...
»

Sem comentários: