quinta-feira, 7 de setembro de 2006

Svátantrya Yoga Sádhana

Recebi num restaurante vegetariano, tipicamente frequentado por culturas alternativas, o programa de um evento. O tema revela-se promissor “Svátantrya Yoga Sádhana”. Manifestamente não sei o que quer dizer, mas que fica bem dizer aos amigos, lá isso fica:

“Para onde vou?? Estás parvo??? Não estás a par do Svátantrya Yoga Sádhana???”

E o que é isto? Aparentemente um encontro/congresso/workshop/seminário/orgia de Yogis (praticantes de Yoga) numa quinta portuguesa. O seu programa, “Intensa Prática e Teoria para Perceber a Magnitude do Ser” apresenta-se como algo, no mínimo, curioso:

Sexta-Feira
18:00 – Chegada à herdade – onde tudo estaciona as carrinhas flower-power e os Opel Kadett station bem ao estilo legalize.
18:30 – Mantrasádhana: fusão de várias técnicas yogicas através da vocalização de cânticos milenares – reparem que tudo isto bem antes de pousar as malas. É chegar e ir logo para o Karaoke Milenar.
20:00 – Jantar – Mas… duas horas e meia a vocalizar cantos milenares? De facto, com milénios de reportório nem sei se será suficiente.
21:00 – SatSanga: conversa sobre o advita (filosofia não-dualista), yoga e a vida – que é como quem diz, um prelúdio para ir tudo para a cama mais cedo dormir… bem visto bem visto, há que o reconhecer.

Sábado
7:00 – Kriyásádhana: técnicas de purificação corporal:
Dhauti (lavagem do estômago com água) e neti (lavagem do nariz e seios frontais)
– gostei desta actividade… lavagem dos seios frontais. É recomendável a inscrição na expectativa de que uma potencial yogi ache que os seios frontais são os que albergam os seus mamilos.
Uddiyana e naulikriyá: trabalho muscular para massajar e limpar os órgãos abdominais – esta técnica é sobejamente praticada nos W.C. portugueses durante o processo de limpeza da tripa, tipicamente acompanhada com a vocalização de gemidos milenares, abençoada por várias edições do jornal Record e por variadíssimos suplementos do Expresso.
Svárasádhana: purificação das nadís ida e pingalá – se repararem, a descrição desta técnica é a única que não tem o nome dos órgãos afectos traduzido. Mas caramba o nome “Pingalá”, ou “pinga lá” é claramente sugestivo. Não é recomendada a inscrição nesta técnica a pessoas mais susceptíveis.
Mayurásana: ásano de forte incidência nos órgãos abdominais, o destruidor de todos os venenos – voltamos à limpeza da tripa, desta vez à bruta, para ter a certeza que não fica lá réstia de nada!
10:00 – Pequeno-almoço – afinal, tanta limpeza de tripa para nada…
11:00 – Pránáyáma: respiração, energia e consciência
13:00 – Almoço e descanso, passeio, conversa, assimilação das práticas – portanto, depois de limpar violentamente a tripa e o resto do corpo e de passar uma manhã sem fazer nada, há que ir assimilar isto tudo. Parece-me a mim que este é o momento do lance, aquele em que já foram identificadas as yogis jeitosas e no qual se fazem abordagens como “E então jeitosa, queres partilhar uma svárasádhana com o meu pingalá?”
16:00 – Tapasyasádhana: ardência corporal para auto-superação física, emocional e mental – o momento alto do dia. Procura-se dois ou três yogis com um ar debilitado e doente, são colocados num monte de feno, regados com gasolina tântrica 98 octanas, e pronto, assiste-se a uma linda fogueira (um bocado como nas manadas de búfalos em que os fracos e doentes são os primeiros a marchar).
18:00 – Yoganidrá: descontracção, intenção e expansão – após o fogo, encontramo-nos a sós com a yogi que sacámos às 13:00, momento no qual estas três palavras, descontracção, intenção e expansão, querem mesmo dizer “Descontrai miúda, quero dar-te prazer mas tens que te abrir um bocado mais”.
20:00 – Jantar
21:00 – YogArte: Expressão e celebração do Ser através da dança, mantra, música ou qualquer forma de arte – gosto muito de “(…) ou qualquer outra forma de arte”. Só sabe tocar sanfona? Não interessa! Apenas domina a dança da morte Zulu? Também serve! A única expressão do Ser que conhece é comer pregos no pão de faca e garfo? Está perfeito… o YogArte comporta tudo.

Domingo
7:00 – Sádhana: Kriyá, ásana, pránáyáma, yoganidrá e samádhi
– a consolidação de técnicas, logo às 7 da manhã, ainda com a ressaca dos chás de menta bebidos a mais durante o YogArte
9:30 – Pequeno-almoço
10:30 – Ásanabandha: força, flexibilidade, consciência corporal e canalização das energias geradas – fundamental esta parte… a comida vegetariana habitualmente servida nestes encontros tem efeitos laxativos potentíssimos, e é fundamental que o yogi saiba canalizá-los devidamente, correndo sérios riscos de ter que ir fazer um uddiyana e naulikryiá à pressa (para quem não se lembra eram as actividades destinadas a limpar os órgãos abdominais)
12:00 – Bíjásádhana: activação e sensibilização dos chakras – é normal que após uma hora e meia numa actividade de força e flexibilidade, ainda por cima com base no conhecimento comum do que são as posições do yoga, exista um conjunto de membros que deixem de funcionar. Bíjásádhana é mesmo isto, tirar a dormência de braços e pernas e tornar o corpo normal outra vez.
13:00 – Almoço
15:00 – ShivaShaktínyásanartanasádhana: a dança cósmica – um nome bonito e fácil de pronunciar, é o mínimo que se pode dizer desta actividade. Ainda por cima algo que representa a dança cósmica, o que quer que isso seja.
17:00 – Chakrasádhana: encerramento do evento. Prática em círculo para partilhar entre todos as energias acumuladas durante o fim de semana, aumentando a união e desenvolvimento de cada um – ei-la, a orgia final! Regojizem-se yogis, aqueles que não conseguiram “pontuar” durante o evento. Está no programa, é oficial, pessoas pagaram e inscreveram-se para isto. Meninos, preparem os vossos pingalás. Meninas, venham daí as vossas nadís. E rápido, que só vão ter meia hora!
17:30 – Beijos e abraços – acho maravilhoso incluir num programa de um evento algo como “Beijos e abraços”. Já imagino a cena. “Bom pessoal, vamos lá isto. São cinco e meia, toca a dar beijos e abraços para cumprir o programa e tentemos ser rápidos, que a esta hora já deve ser complicado passar a ponte”.

2 comentários:

Anónimo disse...

Fiz um desses retiros no ultimo fim de semana e é bem assim mesmo... adorei sua descirção...
A maior doideira!!!

BB disse...
Este comentário foi removido pelo autor.