quinta-feira, 9 de novembro de 2006

O Natal é quando o Homem quer, ou quando os comerciantes de Lisboa quiserem

Reparei que andamos pela rua e começamos a ser bafejados com todo o tipo de motivos natalícios: enfeites, iluminações, bonecada alusiva ao pai natal... enfim, uma beleza! Claro que tudo isto seria perfeitamente normal se não estivéssemos no início de Novembro.

Mas o que é isto? Como é que devo entender este fenómeno? Deverei esperar, em finais de Dezembro, cartazes e promoções alusivas ao dia dos namorados? Em Janeiro, deveremos começar a ver mascarados na rua a preparar o Carnaval (malta da Nazaré, escusem-se de comentar esta parte)? Em Fevereiro deverei encontrar ovos da páscoa nas montras da pastelaria? Mas afinal, qual o prazo estipulado para regular a preparação de épocas festivas?

É que se a moda pega, qualquer dia até os fiéis do Islão verão o seu Ramadão antecipado um par de meses, e é vê-los caídos pelos cantos, perfeitamente esfaimados, às custas de um valente jejum de três meses! Sim, enquanto que os cristãos rebolam bem anafadinhos, às custas de andar a comer perú durante os dois meses natalícios!

Vejo apenas uma vantagem em antecipar um mês os preparativos de Natal: propôr à RTP um Natal dos Hospitais diário, onde cada dia seria num hospital diferente, sempre com o Eládio Clímaco a fazer o que melhor sabe fazer, ser ele próprio! (Eládio, ficas a dever-me uma... publicidade destas não é todos os dias)

1 comentário:

spade disse...

Comentario importante: o Carnaval na Nazare' so' arranca a 3 de Fevereiro!...