quarta-feira, 19 de novembro de 2003

Isto só à bofetada

Desde há alguns meses para cá que tenho vindo a trabalhar com pessoas de diversos países, desde suiços, ingleses, russos, egípcios e belgas.

Ora, um desses colegas belgas, virou-se para mim a rir e a dizer que "os portugueses têm uma porcaria de uma comida e a gastronomia belga é maravilhosa" (isto obviamente dito num inglês abelguesado, com toques de francês à mistura). A título de enquadramento, este belga é o famoso de fato preto, calças por cima dos tornozelos e meias brancas do snoopy (ver post "A importância de bem vestir" de 22/10/2003).

Bom, a minha primeira reacção foi partir para a estalada. Ouvi dizer que em casos de histeria devemos acalmar as pessoas com uns bons tabefes, e este caso pareceu-me claramente uma crise crónica de histerismo, e quer fosse quer não, os tabefes seriam como a aspirina, recomendam-se para qualquer maleita. Controlado, resolvi perguntar-lhe o que é que ele conhecia da nossa gastronomia. Nada, como é óbvio. Depois, decidido a desancá-lo até ao nível do puré de batata, questionei-o quanto à gastronomia dele. Resposta: "Bom, temos os mexilhões e uns excelentes restaurantes de pasta".

Mas o gajo é parvo? Os mexilhões deles parecem pastilhas super-gorila com sabor a praia do Trancão (não, não é do Ancão, é mesmo do Trancão) e claro, pizzas e spaghettis, que distracção a minha, como é que me fui esquecer desses pratos tão tipicos e originais da bélgica.

A discussão acabou aqui. Ainda hoje quando falamos de comida me apetece enfiar-lhe uma alheira de mirandela pelo reactor traseiro, para ver se o gajo começa a ver a gastronomia portuguesa com outros olhos.

Sem comentários: