segunda-feira, 15 de dezembro de 2003

Experiência científica

Objectivo - Analisar o comportamento dos diversos espécimes face ao mítico Pastel de Belém;

Material necessário - 4 caixas de pastéis de belém, bastantes guardanapos, canela e açúcar.

Indivíduos a analisar - 2 russas, 2 alemães, 2 suiços, 2 ingleses, 1 holandês, 1 belga.

Resultados registados:

- 2 Russas - Enfiaram de imediato um pastel inteiro pela boca abaixo. Quando alertadas para o facto de existir canela e açúcar para condimentar o pastel, sacaram de imediato mais um pastel dos pacotes, encheram-nos de açúcar e canela desrespeitando as regras básicas das medidas culinárias e enfiaram de uma só vez o pastel na boca. Os restantes pastéis dentro do pacote foram retirados do local da experiência por motivos de segurança e de garantia de continuidade do processo experimental.

- 2 Alemães - Inspeccionaram o pastel de cima a baixo, cheiraram-no, sentiram-no. Perguntaram como se chamava em Português, tentaram várias associações para a língua deles às quais eu ia respondendo afirmativamente a todas elas (queria era que se despachassem a comer a porcaria do pastel), admiraram-no, apreciaram o processo de colocação do açúcar e da canela, quiseram saber a sua história e a árvore genealógica daquele pastel em particular. No final, um não quis comer porque tinha umnãoseioquênabarrigaqueamimmepareceramgases e o outro não quis comer porque tinha uma pastilha elástica na boca.

- 2 Suiços - Os suiços lamberam-se todos com o pastel. Acharam que era uma invenção fantástica e tentaram sondar quem possuia os Royalties da produção.

- 2 Ingleses - Comeram o pastel de belém como se fosse um bocado de côdea de pão. Após uma análise mais cuidada constatei que comem tudo como se fosse um bocado de côdea de pão não mostrando qualquer reacção diferenciada consoante o paladar do alimento. Julgo que este se facto deve aos séculos a comer a "gastronomia" inglesa que adormeceu (ou, qui ça, matou mesmo) as papilas gustativas.

- 1 Holandês - Pegou no cartucho de pastéis que estava aberto. Achou que estava leve e pegou no outro por abrir. Perguntou como quem não quer a coisa se podia ficar com aquele "restinho" e foi comê-los para um sítio escondido. Aparentemente gostou pois voltou para analisar o peso dos restantes pacotes.

- 1 Belga - Troquei-lhe a canela por cianeto. Devido à sua "indisposição" não consegui chegar a nenhum resultado conclusivo. (MMNNNHHHHIIAAAAHAHAHHAAHHAAHHAHAAHHA) ->(gargalhada maquiavélica).

Próxima experiência - Analisar o comportamento dos diversos espécimes face aos míticos Túbaros.

Sem comentários: