sexta-feira, 1 de agosto de 2003

Fuga ao fisco

Segundo o DN de hoje, a Mckinsey, empresa de consultoria, diz que a produtividade em Portugal é baixa e que uma das causas principais é a fuga ao fisco.

Ora isto não é bem assim.

Facto: a produtividade em Portugal não é alta. Isto é incontestável, porque se eu estou a perder tempo a escrever isto e você caro leitor está a perder tempo a ler, então estamos a contribuir para a redução da produtividade.

Mito: A fuga ao fisco reduz a produtividade. Falso. Completamente falso.
É importante reconhecer a fuga ao fisco como uma actividade altamente produtiva. E se o país tem uma porrada de peritos nisso, é uma vantagem competitiva que importa explorar. Todo o tempo gasto a fugir ao fisco é bem gasto. Se o Estado é a entidade mais ineficiente do país, então usar tempo para o roubar é uma actividade produtiva. Isto sim, amigos da Mckinsey. Vocês têm é pena de roubar pouco. Lá está - são pouco produtivos.

Se o comum dos cidadãos ganha 4000 euros brutos e leva 3990 euros líquidos para casa, na perspectiva do cidadão, é bem melhor que dar 1500 euros de impostos ao Estado e ficar apenas com 2500 euros. Isso é para tansos. Onde é que já se viu?!
Mckinsey, Mckinsey, vocês têm muito a aprender... são bons rapazes e boas raparigas (algumas bem boas) mas nem parecem latinos. Ou o relatório foi feito por algum cromo sueco armado em bom contribuinte? Deve ter sido o filho do cozinheiro sueco dos marretas...

Sem comentários: