segunda-feira, 11 de agosto de 2003

A saga da múmia Vasco Granja

19.. - 1974: Um comunista na clandestinidade, a sonhar com a liberdade, paz e amor.

1974-1977: Com a revolução, consegue acesso à televisão pública, com programas de banda desenhada, supervisionado pelo Comité Organizado e Militante Internacional do Comunismo e Socialismo (COMICS)

1978: Primeira infracção grave. Depois de anos de desenhos animados checos, búlgaros, polacos e canadenses (apenas do Quebec francês...) ousa apresentar 1 episódio de Tom & Jerry em pleno horário infantil. Acusado de manipulação de massas e abuso de crianças, passa 8 noites a justificar-se ao comité central do partido comunista búlgaro que se enganou na cassete e que queria era passar mais um episódio do famoso Tomazs Jerwickzs, do cineasta búlgaro Winckzkstckts Bzkwovckwtskic.

1979: Exibe 2 episódios do "bip bip". Foge para a Roménia, onde é apanhado e obrigado a ver 70 horas de discursos do Bejnev. Sai semi-louco, a gritar impropérios em Russo.

1982: Reincide, desta vez com "bip bip" e "Tom & Jerry" no mesmo dia. É levado para um Gulag soviético, em parte incerta. Os programas passam a ser em diferido, gravados no Gulag.

1983: Sucumbe às torturas da modelagem com plasticina, nunca tendo terminado um filme do género. Em desespero, enforca-se com uma galinha ao pescoço. A nota de suicídio dizia apenas: Apanhei o bip bip, assinado, Coiote.

Desde 1983, os Romenos, peritos na modelagem em plasticina, continuaram com as emissões a partir do Gulag soviético, com um modelo do Vasco Granja.

Sem comentários: