quinta-feira, 7 de agosto de 2003

hoje vs anos 80 - parte II

Pegando no tema que o Axe lançou no seu último post, faço a minha contribuição com a análise de como seriam alguns filmes actuais se tivessem sido filmados há vinte anos atrás, nos saudosos eighties...


- Resident Evil actual - uma tropa de elite de alta segurança entra nas instalações secretas de uma companhia de investigação bioquímica afectada por um estranho vírus que transforma os mortos em zombies. Contém cenas de violência gratuita com armas de alta tecnologia. A Mila Jovovich passa o filme inteiro num vestido vermelho curto e justo e com botas de tropa.
- Resident Evil de 1980 - um grupo de comandos de camisas de alças de camuflado entra num acampamento perdido na selva do Vietname afectado por uma doença tropical causada pelo míldio da vinha que transforma os vietnamitas em qualquer coisa que nunca aparece no filme, mas que dá uma boa desculpa para cenas intermináveis de tiros de metralhadora e explosões gigantescas a partir de granadas minúsculas. O argumento é fraco porque como qualquer pessoa nos anos 80 saberia, bastaria usar Milraz para resolver o problema, mas num filme de tiros isso é o menos importante. A actriz principal, fiel à moda da época, passa o filme de cabelo curto e espetado, maquilhagem cor-de-rosa, saia de folhos verdes e botas de tropa.


- The Ring actual - filme de terror. A história gira em torno de uma misteriosa cassete de vídeo - quem vê o filme recebe imediatamente um estranho telefonema em que uma voz do outro lado diz apenas "seven days...". Sete dias depois, é morte certa. Bons efeitos visuais e alguns sustos eficazes.

- The Ring de 1980 - A história giraria em torno da mesma cassete de vídeo, mas algumas pessoas estariam salvas porque os seus leitores de vídeo seriam BetaMax e não conseguiriam ler a cassete. A meio do filme, um personagem com um vídeo mais simples enrolaria a fita na cabeça do aparelho e quase arruinaria a cassete. Em vez de sete dias, o prazo até à morte seria de mês e meio porque as estradas em 1980 não são bem o que são hoje e mesmo para um espírito seria complicado viajar pelo país a matar pessoas. Em alternativa a tudo isto, o filme poderia ser apenas um videoclip dos Europe, não me consigo lembrar de nada mais aterrador que isso.


- um qualquer filme português actual - aborrecido, parado e monocórdico.
- um qualquer filme português de 1980 - aborrecido, parado e monocórdico. Felizmente este é um campo no qual evoluímos bastante nos últimos 20 anos... :-/

Sem comentários: