segunda-feira, 1 de setembro de 2003

Dicas laborais

Sendo este claramente um blog de utilidade pública, resolvi aproveitar o espaço para escrever umas linhas com algumas dicas para melhorar a relação de cada um de nós com o espaço laboral que o rodeia.
Assim sendo-se seguem-se cinco dicas para passar um dia no escritório sem fazer puto - sem que ninguém se aperceba.


- Durante o fim-de-semana, treine intensivamente o uso das teclas ALT+TAB. É o método mais arcaico de disfarçar que não se está a trabalhar e um dos mais conhecidos, por isso para ser minimamente eficaz é necessário ser efectuado com uma rapidez impressionante.

- Arranje uma folha Excel cheia de dados e gráficos ou uma apresentação Powerpoint de aspecto impressionante, faça Print Screen e use a imagem como background do computador. De seguida feche todas as janelas que tiver abertas e sente-se na cadeira com a mão no queixo, olhando para o computador com ar absorto.

- Como adenda à dica anterior, se pintar uns olhos nas suas pálpebras conseguirá passar o dia a dormir em frente ao computador dando a ideia que está concentradíssimo a olhar para documentos de projecto (atenção - não funciona se tiver tendência para deixar descair a cabeça enquanto dorme, o que dará o aspecto de estar a olhar fixamente para o próprio pirilau, ou se ressonar bastante, o que fará com que todos pensem que está a trabalhar com um fortíssimo ataque de sinusite...)

- Sempre que vir que alguém se dirige à sua zona de trabalho pegue num monte de documentos de projecto previamente impressos, levante-se com ar decidido e caminhe a passos largos para a outra ponta do escritório. Espere cinco ou dez minutos e regresse novamente com ar decidido. Tem a vantagem de afastar pessoas indesejáveis com pedidos de ajuda ou de colaboração noutras tarefas e dá o ar de que está verdadeiramente atarefado.

- A meio da tarde deixe o casaco pendurado nas costas da cadeira e o PC ligado com um documento qualquer aberto e vá para casa. Quem passar pelo seu lugar julgará que você ainda está no escritório mas que foi a alguma reunião, dado que tem o PC ligado e o casaco na cadeira. Tem a desvantagem de regressar a casa em mangas de camisa, mas pelo menos sai cedo e no dia seguinte já tem o PC ligado à sua espera e tudo. Mais ainda - ganhará reputação de ser um grande trabalhador, sempre o último a sair do escritório e o primeiro a chegar (atenção: pode dar maus resultados se colegas seus fizerem directa no trabalho, será fácil aperceberem-se do seu estratagema...)


E pronto, se alguém tiver algumas dicas a adicionar, quaisquer contribuições serão benvindas...

Sem comentários: