segunda-feira, 15 de setembro de 2003

A evolução das bonecas

Rapaziada, deixem-me delirar por uns momentos. Prometo que não será durante muito tempo, mas tenho de gastar uns minutos a falar de...

...bonecas!

Sim, eu sei que este é um blog de machos, gajos de barba rija e com tudo no sítio, mas deixem-se estar a ler até ao final que perceberão que talvez não seja um tema assim tão idiota...

Pois é, meus caros. As bonecas já não são o que eram. Lembro-me que, nos saudosos tempos em que eu tinha 3 anos e a minha irmã 6 e o meu maior divertimento era estragar tudo o que era brinquedo dela, as bonecas que havia lá por casa eram do mais simples possível. Uma tal "Tucha", com o nome estampado numa t-shirt que em tempos tinha sido branca, de braços emperrados e pernas imóveis e com o rosto congelado na mesma expressão para toda a eternidade... Uma outra, cujo nome me escapa, bastante mais evoluída - trazia uns pequenos discos de plástico que se colocavam numa abertura que tinha nas costas para supostamente poder dizer umas frases. Digo "supostamente" porque não me lembro de alguma vez a ter ouvido falar... Não tenho a certeza se terei sido eu a dar-lhe cabo da garganta ou se já terá nascido assim afónica, mas também nunca o quis perguntar à minha irmã com medo das eventuais represálias...

Lá em casa nunca houve Barbies. Quando começaram a aparecer em força já a minha irmã não lhes ligava e eu, felizmente, nunca fui gajo de pedir Barbies nos anos. Aliás, nenhum gajo que seja verdadeiramente gajo o pede. Pedir Barbies nos anos já ultrapassa os gestos de pura rotice - é bem pior que isso, é mariquice declarada à varanda perante todos os habitantes da cidade e arredores. Garanto que nunca o fiz.

Mas hoje comecei a mudar de ideias. É que convenhamos, nunca estive tão perto de comprar uma Barbie. Isto porque os fabricantes de brinquedos infantis cada vez levam a sua profissão mais a sério e, apostados em cobrir todos os nichos de mercado, chegam a limites que se tornam cada vez mais interessantes, suficientemente interessantes para fazerem um gajo de pêlos no peito interessar-se por uma Barbie.

É que descobri hoje que, no site brasileiro da boneca mais famosa do mundo (e juro que isto é verídico, não é brincadeira nem nenhum site falso...) se encontra à venda...

... a Barbie Mil Broches!!!...

É verdade. E diz assim a descrição da boneca no dito cujo site: Uau! Faça broches super modernos que você pode realmente usar! A Barbie vem com uma máquina de fazer broches que permite a você criar seus próprios broches. E ainda tem adesivos para você decorar as roupinhas da Barbie!

Pois é meus amigos. Broches super modernos... uma máquina de fazer broches...

E ainda dizem que os meninos não brincam com bonecas?! Quanto a vocês não sei, mas eu já encomendei três...


(só para terminar, e para não desiludir o nosso visitante que comentou uma das entradas anteriores dizendo que não comenta entradas de "mau gosto", deixo aqui uma punchline de cariz brejeiro, gosto duvidoso e humor desinspirado: desde miúdo que eu me perguntava porque raio tinha a Barbie um pescoço daquele tamanho... finalmente percebi - mil broches, só mesmo com uma grande goela...)

Sem comentários: