terça-feira, 23 de setembro de 2003

Lojas místicas

A experiência de entrar em lojas de velas e incenso são sempre muito parecidas e esotéricas.

No balcão à entrada está uma tipa vestida de preto, cabelo pintado de preto, as unhas de roxo, e um aspecto geral de bruxa iniciática. Normalmente a bruxa está muito ocupada, entre acender velas, queimar incenso e entrar em sintonia com mundos inferiores.

3 passos dentro da loja e sentimos a parede. De incenso. O cheiro é sempre tão denso que apetece cortar à catanada. A empregada não tem culpa do aspecto ganzado - respira aquilo o dia inteiro.

As prateleiras estão cheias de artigos inúteis made in China que fazem as delícias do kitsch, para além das velas em 800 formatos e cores diferentes. Evita-se com cuidado os penduricalhos musicais, que descem em cascata do tecto da loja, e tenta-se não partir os cristais empilhados pelos cantos. As gravuras em madeira partilham o espaço com animais falsos empalhados.

À minima pergunta, a bruxa da entrada leva 2 a 3 segundos a reagir. Como quem desliga a telepatia mental com a alma do coelho empalhado da 3ª prateleira. Os olhos, normalmente sublinhados a negro, reviram ligeiramente entre olhar para as velas acesas e para o cliente incómodo.

Quando se sai da loja, apesar de ser normalmente para a atmosfera fechada de um centro comercial, sente-se o ar fresco e leve das montanhas...

É uma experiência...

2 comentários:

Anónimo disse...

MAS Q COMENTÁRIO MAIS IDIOTA VC FEZ,PARECE ATÉ QUE FICOU COM INVEJA DE QUEM TEM FORÇA,SUCESSO E CORAGEM PARA ABRIR UMA LOJA MÍSTICA.
VC NÃO PASSA DE UM IDIOTA AOS EXTREMOS,VC É...

P O B R E...TÁ MEU BEM !!!

Blitzkrieg disse...

3 anos depois de ter sido escrito, reparei neste delicioso comentário. Até me dá vontade de retomarmos a escrita no 4º segredo, porque também eram estas almas desnorteadas com o humor nonsense (fosse ele bom ou mau)do blogue que nos davam alento para continuar.

Pô, valeu hein!